Cotidiano

Por acordo, CCJ do Senado vota reajustes para servidores

BRASÍLIA – Em um acordo costurado com participação direta do líder do governo, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e o ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (PMDB-RR), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira oito projetos que concedem reajustes para servidores do Executivo e do Legislativo. Estas propostas seguirão para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e terão ainda de ser analisados em plenário.

Para permitir a votação, foram retirados dos projetos artigos que permitiriam a criação e a transformação de cargos. Também foi adiada a decisão sobre outros três projetos que alterariam os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do defensor público-geral da União e do procurador-geral da República (PGR). Apenas o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) registrou seu voto contrário a todos os projetos, fazendo críticas ao governo Michel Temer por defender estes reajustes.

Estão nos projetos aprovados reajustes para servidores da Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União, militares, servidores aposentados e funcionários públicos de diversos órgãos do poder Executivo.