Cotidiano

População terá IPTU virá bem mais ?salgado? em 2016

Uma das propostas da prefeitura reajuste em 25% a Planta Genérica de Valor

Cascavel – A Câmara de Cascavel aprovou na sessão de terça-feira, por unanimidade, o pedido de urgência para tramitação dos dois projetos de lei enviados pelo Executivo tratando do reajuste do IPTU e do ITBI. A notícia mais importante, no entanto, não é exatamente essa.

Uma das propostas da prefeitura reajuste em 25% a Planta Genérica de Valor, que serve de base para o cálculo de ambos os impostos. Elaborada pela Secretaria de Planejamento, a nova tabela prevê, por exemplo, que o metro quadrado de uma casa deverá passar de 12,14 UFMs para R$ 15,86 UFMs, o de um apartamento padrão A de 36,45 UFMs para 47,63 UFMs e o de uma sala comercial de 16,20 UFMs para 21,17 UFMs. Vale lembrar que a UFM passará a valer R$ 37,44 em 1º de janeiro.

Segundo o secretário Alessandro Lopes, mesmo com essa correção o valor venal dos imóveis cascavelenses ainda ficará bastante defasado em relação aos preços praticados pelo mercado.

“Consideramos o reajuste de 25% o mais adequado para o momento e foi igualitário para que todos os contribuintes tenham condições para pagar”, disse ele.