Cotidiano

População tem dez dias para se vacinar contra a gripe

Catanduvas – A Secretaria de Saúde de Catanduvas alerta para a reta final da campanha de vacinação contra a influenza (gripe), que segue até dia 1º de junho. Na cidade, houve intensificação da imunização no sábado dia 12, mas as doses continuam sendo aplicadas no Centro de Saúde e nos postos de saúde de Ibiracema e Santa Cruz.

O objetivo da ação é imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mães no pós-parto, doentes crônicos, portadores de condições especiais, profissionais de saúde e professores.

O secretario de Saúde, Ademar Luiz Burckhardt, e a diretora de Saúde, Silvana da Silva Trombeta, relatam estar entusiasmados com o alto número de pessoas que compareceram para receber a vacina.?

Ademar agradece o apoio da administração municipal, que sempre está envolvida nos eventos mostrando que é possível um trabalho em equipe para o bem comum, a população.

Silvana reforça para a população que o horário de atendimento do Posto de Saúde Central é 8h às 11h30 e das 13h às 17h e quem ainda não tomou a vacina conforme preconizada pelo Ministério da Saúde deve se atentar aos prazos.

O que é influenza – Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, causada pelo vírus da influenza. Há três tipos de vírus da influenza: A, B e C. Pode se disseminar facilmente entre as pessoas.

Sintomas – Febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta. A Influenza (gripe), se não tratada a tempo, pode evoluir para pneumonia ou outras complicações, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

Como se transmite – A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Prevenção – A vacina influenza (gripe) é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença e suas complicações. Você, que faz parte do grupo de risco para a doença, busque uma Unidade de Saúde para receber a vacina. Lembre-se! Outras medidas também são importantes para a prevenção da doença:?

– Lavar e higienizar as mãos com frequência?

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa?

– Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca?

– Ter boa alimentação e beber bastante líquido?

– Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe?

– Manter a sua casa bem arejada