Cotidiano

População sofre com a falta de asfalto

Segundo dados da administração pública municipal, mesmo com a finalização dos contratos que estão em andamento, Cascavel terá 98,6%

Cascavel – Com mais de mil quilômetros de vias, divididos em ruas, avenidas e travessas ao longo dos bairros de Cascavel, ainda não há previsão de quando a população contará com 100% da cidade asfalta, como era a proposta do ex-prefeito Edgar Bueno até o fim de seu mandato em 31 de dezembro de 2016.

Segundo dados da administração pública municipal, mesmo com a finalização dos contratos que estão em andamento, Cascavel terá 98,6% das ruas pavimentadas. E é justamente a rua onde mora Ana Madureira Camargo, no Cascavel Velho, que está incluída neste 1,4% que não foi contemplado no projeto. “Na época em que soubemos do asfalto novo até nos animamos, mas ficamos só na vontade”, disse a dona de casa. Segundo ela, o trecho da rua Adauto Ferreira, entre a Joaquim Alves e a Elena Albuquerque, não fez parte do projeto. “O problema por conta da falta de asfalto, apesar de ser só uma quadra, é diário. Se chove, vira um lamaçal. Se tem sol, uma poeira insuportável”.

Mas de acordo com o município, o bairro com mais ruas completamente sem asfalto é o São Cristóvão –  22 nessas condições.

Contratos prorrogados

Cinco empresas foram as vencedoras das licitações referentes ao asfalto em Cascavel: Kartal, Rio Quati Ltda., João B. P. Ferreira, Construrayz e Pinheiro Marmelleiro. A Kartal foi a vencedora da maior parte dos lotes, cinco no total. Já a Rio Quati, Pinheiro Marmelleiro e João B. P Ferreira serão responsáveis por dois lotes cada e a Construrayz por um.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Jorge Lange, a maioria dos trabalhos foi suspensa no fim do ano passado e recomeçou em janeiro. “Solicitamos a todas as empresas maior empenho para a breve finalização das obras, claro que com a qualidade contratada na licitação dos serviços”.

Segundo Lange, dos 11 lotes licitados em oito as empresas responsáveis pediram aditivo de prazo de 90 dias.

Ao todo, 136 ruas de Cascavel estão passando por obras de asfalto, porém em 19 delas os trabalhos, que devem se encerrar em menos de 60 dias, ainda nem iniciaram. A situação mais crítica é a do lote 5, sob responsabilidade da Kartal. Ele é composto por 17 ruas e dessas somente em cinco os trabalhos já foram iniciados. As 12 ruas em que nada foi feito são Tapajós, Santo Onofre, Carajás, Cariris, Xingu, Tchucarramães, Suyas, Tamoios, Ciro Bucaneve, Carimã, Kamaças e João Berlando.

As demais ruas em que nada foi feito até agora são: União, João Mioto e José Bartinik no bairro 14 de Novembro e as ruas Brasília e Leão Ianoski no Cataratas, todas sob responsabilidade da Kartal; a rua Mylla, no Pioneiros Catarinense, sob responsabilidade da Pinheiro Marmelleiro, e as ruas Vereador José de Oliveira, Guaíba, Serra Grande e Jacob Bandolin, cuja licitação foi vencida pela João P.B. Ferreira.