Cotidiano

População mundial de girafas caiu 40% em trinta anos

O número de girafas no mundo teve uma queda de até 40% desde a década de 1980, em uma “extinção silenciosa” impulsionada pela caça ilegal e pela expansão das áreas agrícolas na África. A redução de 152 mil para 98 mil fez com que cientistas colocassem a girafa na lista oficial observação de espécies ameaçadas em todo mundo.

Os dados foram divulgados em um relatório da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) durante a Conferência das Partes do Convênios Sobre Diversidade Biológica (COP13), que acontece no México.

? Embora as girafas sejam habitualmente vistas em safaris, na mídia e nos zoológicos, as pessoas não sabem que esses majestosos animais estão passando por uma extinção silenciosa ? disse Julian Fennessy, especialista em girafas da IUCN.

As girafas estão em risco da expansão de terras para alimentar uma crescente população humana e de assassinatos por sua carne, muitas vezes em áreas de conflito como o sul do Sudão, de acordo com a IUCN, que agrupa cientistas, governos e ativistas.

A seca e as mudanças climáticas são fatores agravantes, afirmam os pesquisadores. Entre outras mudanças apontadas na Lista Vermelha da IUCN, o papagaio cinza africano – famoso por sua habilidade em imitar o discurso humano – foi classificado como ameaçado, um passo pior que sua categoria anterior como vulnerável.

A armadilha para o comércio do animal de estimação conduziu números para baixo. A lista também constatou que 11 por cento de mais de 700 outras espécies de aves recentemente avaliadas estavam em risco de extinção, como o carriço de Antioquia na Colômbia, que está sob ameaça de uma represa hidroelétrica.