Cotidiano

População do Cancelli ganha moderna unidade de saúde

Estrutura com mais de 600 metros quadrados terá como foco a atenção primária, atuando na prevenção e dando resposta às necessidades básicas de saúde

População do Cancelli ganha moderna unidade de saúde

A população do Bairro Cancelli em Cascavel tem, a partir de hoje, uma ampla e moderna Unidade Básica de Saúde (UBS) com mais de 600 metros quadrados, que em nada lembra o antigo prédio. A estrutura, inaugurada nesta quarta-feira (12), vai além do que é preconizado pelo Ministério da Saúde e faz parte do planejamento do prefeito Leonaldo Paranhos, iniciado ainda em 2017, em investir na atenção básica. Hoje, a cobertura da atenção primária é de 87%  e levou Cascavel a ser o primeiro município brasileiro a receber, oficialmente, o reconhecimento do Ministério da Saúde pelo trabalho.

O funcionamento da unidade terá como foco a atenção primária, atuando na prevenção de enfermidades, que lhe atribui maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população da área de abrangência.

O vice-prefeito, Renato Silva, destacou a vocação do prefeito Paranhos em fazer com que o poder público facilite a vida das pessoas e ressaltou que obra foi edificada com amor e dedicação. “O prefeito Paranhos é vocacionado e com os olhos voltados às necessidades da população, de uma forma geral”, frisou.

O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, disse que há muito tempo a população do Bairro Cancelli reivindicava uma unidade com qualidade e que o empenho do prefeito Paranhos em investir fortemente na saúde fez com que a obra saísse do papel. Ele ressalta que a unidade trará melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no local e mais conforto aos pacientes. “O profissional mal colocado nas suas posições não consegue transmitir a segurança necessária para que o paciente possa tratar da sua saúde”, diz. Bailak enfatiza que 80% das necessidades de saúde da população são resolvidas pela atenção básica.

Ali Haidar, gerente de Atenção Primária da Secretaria de Saúde (Sesau), afirmou que a nova unidade tem capacidade para abrigar três equipes do programa Saúda da Família, ampliar a cobertura e humanizar ainda mais o atendimento à população.

“Compromisso grande dessa gestão foi trazer um local humanizado, um ambiente adequado para atender a população”, observou.

O gerente da Divisão de Saúde Bucal, Shady Yassine, destacou que a unidade ganha uma clínica odontológica de alto padrão, com três consultórios. Os investimentos em saúde bucal foram premiados nos últimos anos com reconhecimento estadual e federal. “É mais uma marca do governo trazer uma odontologia mais humanizada e voltada, principalmente, para os nossos pacientes”, enfatizou.

Estrutura

O pátio da estrutura é aberto, com arborização e bancos de praça numa ampla área verde. A arquitetura da nova unidade preservou árvores frondosas, o que valoriza a parte frontal do prédio. O espaço conta com recepção, sala de vacina, farmácia, escovário, consultórios odontológicos e outras salas como de curativo e coleta de material, de aplicação de medicamentos, serviço social, atendimento individualizado, sala de reuniões, além de cinco consultórios médicos, entre outros espaços e estacionamento.