Cotidiano

População de Quedas começa a perceber a presença da Força Nacional

O reforço de segurança foi solicitado pelo governador Beto Richa

Quedas do Iguaçu – A população de Quedas do Iguaçu começa a perceber as primeiras movimentações de homens da Força Nacional no município. O reforço de segurança foi solicitado pelo governador Beto Richa ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A maior presença das polícias foi reivindica por representantes dos mais diversos setores organizados do município, receosos com as consequências de clima de tensão entre invasores da Araupel, ligados ao MST, e trabalhadores da empresa.

A autorização do uso da Força Nacional foi confirmada pelo processo de número 2004.70.05.2014.404.7007 do Juízo Federal da 1ª Vara Federal de Cascavel. Conforme o próprio ministro Cardozo afirmou a Beto Richa, a operação terá apoio logístico nos termos do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre União e o Estado.

O número de profissionais destacados pelo Ministério da Justiça vai obedecer o planejamento definido pelos entes envolvidos. O prazo de permanência, também em negociação, poderá ser prorrogado caso necessário, segundo José Eduardo Cardozo.

Hostilidade

O clima de hostilidade entre MST, trabalhadores e comunidade aumentou muito nos últimos meses. Sem poder extrair matéria-prima, a empresa reduziu praticamente a zero a produção em sua indústria.

Assim, centenas de operários correm o risco de demissão. Um acordo tenta restabelecer acesso às áreas de corte e evitar as dispensas. Há 20 anos o MST invade áreas da Araupel. As duas mais recentes já têm mandados de reintegração, até agora não cumpridos pelo Estado.