Cotidiano

Ponte Molhada está ‘fechada’; obras de reforma só em abril

Com uma área de cinco alqueires, o Salto Portão ficou conhecido como Ponte Molhada, devido à água que passa sobre uma ponte e segue até desaguar em um pequeno lago, criando o efeito de espelho

Ponte Molhada está ‘fechada’; obras de reforma só em abril

Cascavel – A Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel) interditou parte da estrutura da Ponte Molhada, que fica localizada do “Salto Portão”. A interdição segue recomendação da Defesa Civil por medida de segurança até que os espaços sejam reformados, mas de acordo com a Sema, os trabalhos devem iniciar apenas em meados de abril.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, fitas de isolamento e placas de interdição foram afixadas no local para orientar os frequentadores sobre os pontos que permanecerão interditados até a conclusão dos reparos. Ele esteve no local junto com técnicos da Sema que durante a vistoria encontraram parte da estrutura depredada, lixo jogado nas trilhas, além da madeira do mirante e das escadarias estarem completamente danificadas.

Márcio Ribeiro, coordenador municipal da Defesa Civil, disse entender que a interdição pode gerar insatisfação dos frequentadores, mas a segurança e a proteção à vida são prioridades irrevogáveis e devem ser mantidas e aplicadas.

 

Revitalização

O diretor da Sema, Aílton Lima, explicou que a revitalização no local deve ser feita com recursos próprios, com mão de obra da própria secretaria, e iniciar o quanto antes. O material que será utilizado nos espaços não é a madeira assim que como a Sema havia anunciado anos atrás e que não foi possível devido a entraves burocráticos.

Segundo ele, como o parque é de propriedade do município, não precisar de autorização para a reforma no local e que será utilizado material que tenha maior durabilidade. O diretor explicou que estudos ainda estão sendo realizados para determinar a melhor alternativa e como a reforma será executada. Enquanto isso, o local segue interditado.

Conforme Aílton, a visita ao Salto Portão segue programação da Sema que neste ano fará levantamento nas praças e parques para verificar as melhorias necessárias que serão executadas gradativamente. O próximo parque a ser visitado e reformado é o Parque Ambiental de Cascavel. Entretanto, lembra o diretor, o trabalho de conservação e manutenção dos praças e parques de Cascavel segue sendo feito normalmente.

 

Ponte Molhada

Com uma área de cinco alqueires, o Salto Portão ficou conhecido como Ponte Molhada, devido à água que passa sobre uma ponte e segue até desaguar em um pequeno lago, criando o efeito de espelho d’água.

O ponto turístico também conta com uma cachoeira de 30 metros, trilhas para caminhada, trilhas para ciclismo, motos ou jipes e também utilizada para produção de fotografias. O atrativo perto da área urbana de Cascavel, na BR-277, saída para Curitiba, com entrada gratuita.

 

Plano de manejo do Lago Municipal

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel está iniciando um trabalho de elaboração do Plano de Manejo do Parque Municipal Paulo Gorski, aonde está inserido um dos principais cartões postais da cidade, o Lago Municipal. O local existe oficialmente há muitas décadas, mas nunca foi feito um plano, que funciona como se fosse um estatuto do local.

Segundo o diretor da Sema, Aílton Lima, é por meio deste plano que se definem as regras, o zoneamento e outras importantes informações técnicas. Parques renomados, entre eles, o Parque Nacional do Iguaçu, tem este plano que é importante para o segmento dos trabalhos. “Por meio dele é que teremos informações importante, para planejar ações pontuais, como por exemplo, melhorias para a barragem do lago e ações que devem ser realizadas, entre elas, o desassoreamento”, explicou.

Além disso, serão levantadas informações referentes aos animais que habitam no parque como os macacos, as capivaras. O grupo é formado por sete técnicos da Sema e a ideia é entregar o plano até o fim do mês de fevereiro. Eles foram instituídos por meio de decreto publicado no último sábado no Diário Oficial do Município.

Corte de árvores

Dentro desse plano, deve ser apontado também a forma de realizar o Plano de Segurança da barragem do Lago. Um dos impactos da falta dele motivou uma decisão judicial que está obrigando a Sema a cortar 497 árvores do lado debaixo do Lago.