Cotidiano

Ponte da Amizade: Motoristas brasileiros ameaçam greve e sindicato apela ao Ministério dos Transportes

No início da semana, caminhoneiros paraguaios impediram o retorno dos brasileiros em protesto pelo retorno ao trabalho e o sindicato já havia acionado o Itamaraty, mas não houve avanço

Reportagem: Cláudia Neis

Foz do Iguaçu – A situação dos caminhoneiros na fronteira entre Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu continua complicada. Segundo o presidente do SindiFoz (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Foz do Iguaçu-PR e Região), Celso Antonio Gallegario, há mais mil motoristas aguardando para voltar ao Brasil e os motoristas do lado brasileiro ameaçam fazer greve. “O caos gerado no Paraguai pelas paralisações, pelo excesso de fiscalização pela Marinha paraguaia e a redução do tempo de uso do scanner do lado brasileiro deixa a situação muito complicada. Os motoristas brasileiros já estão se organizando para uma greve geral na fronteira”, alerta Gallegario.

No início da semana, caminhoneiros paraguaios impediram o retorno dos brasileiros em protesto pelo retorno ao trabalho e o sindicato já havia acionado o Itamaraty, mas não houve avanço. Por isso, o Ministério dos Transportes também foi notificado nessa sexta-feira (17), na tentativa de solucionar o impasse.

 Taxistas protestam

Taxistas paraguaios realizaram na sexta (17) uma manifestação no microcentro de Cidade do Leste, em protesto à falta de respostas do governo nacional. Os manifestantes fecharam a faixa que permite o acesso de caminhões ao território paraguaio, próximo à Ponte da Amizade. Taxistas e mototaxistas pedem empréstimo facilitado, subsídios, congelamento de dívidas nas cooperativas de táxis e mototáxis enquanto a fronteira permanecer fechada.