Cotidiano

Ponta Grossa terá primeira vereadora homossexual

Afastamento de Walter de Souza (PROS) e desistência de dois vereadores suplentes deve fazer com que Francielle Stepenovski (PROS) assuma vaga na Câmara de Ponta Grossa

A Câmara de Ponta Grossa deve passar por um grande momento durante esta semana: a nomeação do primeiro vereador homossexual da história da casa. A expectativa é de que a servidora municipal Francielle Stepenovski (PROS) assuma o lugar deixado pelo vereador Walter de Souza (PROS), o ‘Valtão’, afastado por 45 dias por conta de um procedimento cirúrgico.

Assumidamente homossexual, Francielle conquistou o cargo de 3º suplente da Câmara nas eleições de 2016, com 792 votos. No entanto, a expectativa é de que os dois suplentes anteriores recusem assumir a cadeira no Poder Legislativo municipal.

O primeiro suplente é o agricultor Augusto Gruska (PROS), que obteve 1.008 votos no pleito de outubro do ano passado. Gruska seria o substituto direto de Valtão, mas não deve aceitar o cargo por motivos pessoais. A vaga então ficaria com o 2º suplente, Reinaldo Santos (PROS). Santos, no entanto, possui um cargo comissionado no Poder Executivo e, segundo informações de bastidores, também não pretende ficar com a vaga temporária – ele teria que se desligar da Prefeitura para assumir a cadeira.

Sendo assim, o espaço deve ficar com Francielle, 3º suplente do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). ‘Leli’, como é conhecida, tem 25 anos e é atuante de causas sociais em Ponta Grossa. Atualmente ela é assessora de gabinete na Secretaria Municipal de Governo.

Durante a tarde desta terça-feira (04), a expectativa é de que os três suplentes se reúnam na Câmara Municipal para a assinatura das respectivas recusas e aceites do cargo. Alguns membros do Legislativo já dão como certo que a vaga ficará com Francielle.