Cotidiano

Poluição sonora: Blitz neste fim de semana dão continuidade à fiscalização de medição de ruídos

Condutores sem habilitação permanece sendo a principal infração, registrando 46% do total de infrações nesta sexta-feira (14)

Poluição sonora: Blitz neste fim de semana dão continuidade à fiscalização de medição de ruídos

Na noite desta sexta-feira (14), a Transitar realizou em parceria com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Meio Ambiente mais uma ação de fiscalização Avenida Piquiri, no bairro Brasmadeira em Cascavel. A operação bloqueio foi realizada das 20h30 às 00h e resultou em 12 veículos recolhidos, destes, cinco carros. E sete motocicletas, destas, três autuadas também pela Secretaria de Meio Ambiente, por excederem o limite na pressão do som em decibéis emitido pelo escapamento irregular, aferido pelo decibelímetro.

O intuito da ação, além da fiscalização feita de modo geral, teve foco principal na abordagem à motocicletas, com o objetivo de fiscalizar por meio dos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente – equipados com o decibelímetro – o ruído dos escapamentos. Também foram repassadas algumas orientações a condutores quanto às mudanças da lei 14.071 do Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor em abril deste ano.

A presidente da Transitar, Simoni Soares, afirma que o número elevado de infrações por falta de CNH permanece chamando a atenção do órgão de trânsito (46%), considerando os riscos assumidos por esses condutores na via pública. “Condutores não habilitados representam ameaça a segurança dos demais usuários da via, por falta de conhecimento adequado para conduzir o veículo ou mesmo pela suspensão do direito de dirigir, pelo excesso de infrações cometidas no trânsito”, destaca Simoni.

*Efetividade nas ações*
Ao longo da semana, também foram realizadas outras ações, tanto educativas, quanto de fiscalização, como a operação bloqueio deflagrada no bairro Universitário, na última terça-feira (11), das 15h às 17h, que resultou em quatro veículos recolhidos ao pátio, sendo eles, duas motocicletas e dois automóveis.

“As fiscalizações com o intuito de redução da poluição sonora emitida pelos veículos permanecerão ocorrendo de forma habitual, sendo um pedido constante da população”, reforça Simoni Soares.