Cotidiano

Polônia: Compra de obra rara de Leonardo da Vinci causa polêmica

dama.jpgVARSÓVIA ? O Ministério da Cultura da Polônia comprou por cerca de ? 100 milhões uma famosa coleção privada de obras de arte, incluindo a rara pintura de Leonardo da Vinci ?Dama com Arminho?, apesar de estar avaliada pelo mercado em torno de ? 2 bilhões. A aquisição, feita através de um acordo secreto, causou polêmica no país. Quadros de Renoir e Rembrandt também fazem parte da coleção.

O valor real do acervo, que contém milhares de objetos, entre eles o óleo ?Paisagem com o Bom Samaritano?, de Rembrandt, é difícil de se calcular e pode ultrapassar ? 2 bilhões. Somente a ?Dama com Arminho?, um dos quatro retratos femininos conhecidos de Leonardo da Vinci e a obra mais famosa exposta na Polônia, foi estimada em ? 350 milhões.

Esta coleção, uma das mais antigas e ricas da Europa, foi fundada em 1801 pela princesa Izabela Czartoryska para reunir e conservar obras de arte polonesas e europeias quando seu país estava partido e ocupado por três potências vizinhas.

Desde a queda do comunismo, a coleção pertence à Fundação Czartoryski, fundada e presidida pelo príncipe Adam Karol Czartoryski, e tem sua residência oficial no Museu Nacional de Cracóvia.

O governo quer garantir que a coleção nunca saia da Polônia, mas a negociação secreta com o Estado gerou fortes tensões e levou toda a diretoria da fundação familiar a renunciar em protesto. Adam, no entanto, disse que a operação se tratava de uma ?doação? para o governo.

? O conselho não participou das conversas, não teve nenhuma influência na redação do contrato nem na decisão sobre o futuro da instituição após sua venda ao Tesouro Público, nem na determinação do seu preço de venda que, segundo o que diz a imprensa, está longe do valor real da coleção ? lamentou o presidente Marian Wolkowski-Wolski.