Cotidiano

Polonês de 70 anos parte em viagem de Nova York a Lisboa de caiaque

NOVA YORK — Um avô polonês partiu de Nova York para sua terceira viagem solitária no oceano a bordo de um caiaque. No domingo, Aleksander Doba começou a remar da ponta de Manhattan após conceder entrevistas e posar para selfies com curiosos. O objetivo da viagem é chegar a Portugal a tempo de celebrar seu aniversário de 70 anos em setembro.

Celebridade em seu país, Doba chamou a atenção pelo mundo quando foi designado o aventureiro do ano em 2015 pela revista National Geographic. Na ocasião, ele já havia completado duas travessias do Oceano Atlântico sozinho em um caiaque.

A primeira aventura durou de outubro de 2010 a fevereiro de 2011, em um percurso entre os dois pontos mais próximos do oceano: a capital do Senegal, Dacar, e a cidade cearense de Acaraú.

Na segunda viagem, Doba partiu de Lisboa em outubro de 2013 e chegou à Flórida em abril do ano seguinte. Ele teve que enfrentar condições meteorológicas especialmente difíceis na ocasião.

No domingo, ele iniciou o que considera a sua mais dura travessia, cruzando as águas geladas do Atlântico Norte em um percurso total de 6 mil quilômetros. O caiaque amarelo e branco que o transporta tem mais de seis metros e foi projetado em grande parte por Doba.