Cotidiano

Políticos e intelectuais de Israel apelam em carta por fim da ocupação

ISRAEL-PALESTINIANS_SHOOTINGJERUSALÉM – Quase 500 artistas, intelectuais e figuras políticas israelenses fizeram um apelo à população judaica para que questionem as ações de Israel nos territórios palestinos. Numa carta aberta, 470 figuras pedem que os judeus de todo o mundo ?se unam com seus parceiros israelenses e se coordenem para acabar com a ocupação na Cisjordânia e na Faixa de Gaza? ? entre eles, os escritores David Grossman e Amos Óz, o Nobel de Economia Daniel Kahneman, funcionários do governo, parlamentares, altos funcionários do Exército aposentados e ex-embaixadores do país. israel

No documento, divulgado pela organização ?Salve Israel, acabe com a ocupação? (SISO), o grupo pede que Israel abra mão dos territórios conquistados e ocupados na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e permita a criação de um Estado palestino. O movimento afirma que, diante dos confrontos que persistem até hoje, torna-se ?fundamental? uma integração entre o país e a diáspora judaica.

?Pedimos aos judeus de todo o mundo (…) que construam um novo futuro, pelo bem do Estado de Israel e das gerações ainda por vir?, diz a carta. ?Se você se importa com o país, o silêncio não é uma opção.?

A mensagem foi divulgada antecipando os 50 anos da ocupação dos territórios nos quais Israel tem colônias. A ONG e os signatários afirmam que a situação atual de paz é ?desastrosa?, provocando ?banhos de sangue mútuos? entre o país e radicais como os do grupo rebelde Hamas.

O SISO afirmou que prepara um ciclo de atividades até junho de 2017, data do 50º aniversário da ocupação, para criticar a manutenção das políticas de ocupação por forças de segurança e Defesa.

? A regra militar prejudica a sociedade israelense e os judeus pelo mundo ? criticou a diretora do movimento, Jessica Montell.

O governo israelense não comentou o apelo contido na carta, mas o Ministério das Relações Exteriores afirmou que ?fará um chamado aos palestinos para que voltem às negociações? de paz.