Cotidiano

Políticas culturais em debate

Os gestores culturais de Cascavel foram representados no fim de semana com os gestores municipais de outros 16 municípios da BP3, nas dependências do Ecomuseu de Itaipu para o Fórum de Políticas Públicas para a Cultura da BP3, região que compreende 29 municípios. Esta ação oportunizou o debate em torno das questões conceituais e práticas das Políticas Públicas de Cultura, governança e participação social na gestão cultural no âmbito regional.

Como convidados participaram Regina Iorio, assessora da Secretaria de Estado da Cultura; Alexandre Martins Gouveia, do Ministério da Cultura; Anna Zétolla, gerente de Cultura do Sesi Paraná e Sandra Zotovici, da Unila. As falas abordaram os mecanismos e as formas de facilitar o acesso e a participação dos gestores na instrumentalização do fomento e na manutenção das políticas públicas e ao desenvolvimento da cultura e patrimônio das ações culturais realizadas no território.

Debates

Além de participar do debate, os gestores culturais de Cascavel, que incluíram o diretor de Ação e Difusão Cultural Luciano Biaggi e Edlaine Dutra, representando a Gestão Municipal; o coordenador do MAC (Museu de Arte de Cascavel), Antonio Carlos Machado, representando os Museus de Cascavel, e os conselheiros Antonia Marlene Vilaca e Marcelo Penafiel, representando o Conselho Municipal de Políticas Culturais, tiveram a oportunidade de presenciar a apresentação da performance de dança “Banquete das diferenças”, realizada pela Cia G2 de dança, na maquete do Ecomuseu de Itaipu e teve a experiência de assistir à Iluminação Monumental da Barragem de Itaipu.

Cidades

Junto com representantes do Município de Cascavel participaram, a convite da Itaipu, gestores dos municípios de Vera Cruz do Oeste, Guaíra, São Miguel do Iguaçu, Quatro Pontes, Foz do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Altônia, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Santa Tereza do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu e São Pedro do Iguaçu.