Esportes

Política parabeniza ?Império Britânico? por campanha nos Jogos e é criticada

A Grã-Bretanha fez uma grande campanha nos Jogos Olímpicos do Rio, foi o primeiro país a ter um desempenho melhor na edição seguinte dos Jogos em que sediou, mas parece não ter sido suficiente para a deputada do Partido Conservador Heather Wheeler. Heather postou uma imagem em sua conta no Twitter em que mostrava uma contagem, digamos, bastante particular.

A deputada dividiu a tabela de medalhas entre ?Resto do Mundo?, ?Império Britânico? e ?União Europeia pós-Brexit?, o referendo que decidiu pela saída do Reino Unido do bloco europeu. Tudo para dizer que a chamado ?Império Britânico? obteve 396 medalhas, mais do que os dois ?rivais?.

Na contagem surreal da política, o Resto do Mundo contou com 320 medalhas, enquanto a União Europeia pós-Brexit obteve 258.

Depois de parabenizar o Team GB pelo desempenho nos Jogos, ela postou: ?Agora vamos para os acordos comerciais?, em referência aos acordos que terão que ser firmados com a União Europeia agora que os ingleses sairão do bloco.

Obviamente, a deputada foi criticada na internet por políticos e ingleses. O deputado do partido Trabalhista, David Lammy disse que a postagem era ?profundamente ofensiva para muitas pessoas e seus ancestrais?.

Já Heather disse que a postagem não foi com a intenção de causar polêmica e que havia sido clara em sua congratulação era para o Team GB e os membros da Commonwealth.

Questionada sobre a menção ao ?Império Britânico?, que causou tantas mortes e colonizou vários países pelo mundo, ela disse que ?claramente era uma piada?.

No quadro de medalhas que importa, os Estados Unidos ficaram em primeiro com 121 medalhas (46 de ouro). A Grã-Bretanha ficou em segundo com 67 (27 de ouro). O Brasil foi 13º com 19 (sete de ouro).