Cotidiano

Policiais penais federais protestam e pedem reunião com Bolsonaro e ministro

A categoria reivindica, principalmente, o plano de carreira

Policiais penais federais protestam e pedem reunião com Bolsonaro e ministro

Catanduvas – Policiais penais federais fizeram um protesto na frente da Penitenciária Federal de Catanduvas e nas demais penitenciárias (Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Rondônia) nessa terça-feira (10).

De acordo com a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), a categoria reivindica, principalmente, o plano de carreira. Os profissionais querem a regulamentação da PEC104, aprovada em dezembro do ano passado, a qual transforma os agentes penitenciários federais em policiais penais federais, mas falta a regulamentação. Os servidores são responsáveis por custodiar presos de alta periculosidade e pedem pelo mesmo tratamento aos policiais federais e rodoviários federais.

Os atos foram pontuais e preservaram o trabalho de segurança nas unidades, uma vez que apenas servidores de folga participaram. Eles seguravam faixas e cartazes pedindo por socorro.

Segundo a Fenapef, os representantes do movimento querem ser recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Justiça, André Mendonça, para repassar as reivindicações e discutir as soluções.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, que orientou o encaminhamento da solicitação para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, mas não houve retorno.