Cotidiano

Policiais invadem o maior templo budista da Tailândia em busca de monge

THAILAND-BUDDHISM_

BANGKOK ? Forças de segurança da Tailândia entraram nesta quinta-feira no maior templo budista do país, para procurar por Phra Dhammachayo, um influente monge acusado de lavagem de dinheiro, após a junta militar declarar que ele estava impondo controle sobre o templo. Desde o golpe de 2014, a maior parte dos partidos políticos e ativistas foi silenciada, mas o templo Dhammakaya se manteve como uma das raras instituições a desafiar o novo governo.

? Autoridades iniciaram uma operação de busca atrás de um indivíduo que teve mandado de prisão expedido ? disse Paisit Wongmuang, chefe do Departamento de Investigações Especiais, à Reuters.

Até então, o governo estava reticente em confrontar o monge, por causa de sua popularidade em meio à população local. A operação desta quinta-feira aconteceu horas após o primeiro-ministro, Prayuth Chan-ocha, utilizar mecanismo apelidado pelos críticos como ?lei do ditador?, que dá às forças de segurança carta branca para prender, buscar, demolir ou fazer o necessário para prender Dhammachayo.

O monge de 72 anos é acusado alvo de diversas acusações, de conspiração à lavagem de dinheiro e receptação de bens roubados, além de apropriação ilegal de terras para construção de centros de meditação. Dhammachayo nega as acusações e afirma que a ação tem motivação política.

THAILAND-POLITICS-RELIGION

A controvérsia reflete em parte a divisão política no país que dura mais de uma década, e penetrou todos os aspectos da vida dos tailandeses, incluindo a religião seguida por 95% da população. Apesar de o templo não ter afiliação política, o monge é conhecido por manter ligações com o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, derrubado em 2006. Sua irmã,Yingluck Shinawatra, governou o país entre 2011 e 2014, até ser também derrubada e substituída por Prayuth Chan-ocha.

Antes do amanhecer desta quinta-feira, milhares de policiais e militares foram deslocados para o templo, que ocupa uma área de 400 hectares, quase dez vezes o tamanho da Cidade do Vaticano. Os oficiais foram confrontados por monges e devotes, que sentaram no chão e rezaram.

No ano passado, a polícia tentou entrar no templo diversas vezes para interrogar Dhammakaya, sem sucesso. De acordo com os oficiais, a operação pode ser encerrada ainda nesta quinta-feira, se os monges cooperarem.

Phra Sanitwong Wuttiwangso, diretor de relações públicas do templo, afirmou que os monges estão dispostos a cooperar:

? Mas eu não posso forçar os devotos rezando a abrirem caminho.

APTOPIX Thailand Temple Raid

De acordo com Wuttiwangso, o monge não é visto desde maio do ano passado, e ainda não foi à polícia porque estava gravemente doente.

O templo de Dhammakaya se destaca entre os outros templos budistas pelo seu tamanho e formato de disco. Críticos acusam o grupo de utilizar uma abordagem impetuosa para conquistar seguidores, fazendo uso até mesmo de um canal de televisão próprio, e usar a religião para ganhar dinheiro.

A operação policial acontece dias após a nomeação de um novo líder supremo para chefiar os 300 mil monges da Tailândia. Somdet Phra Maha Muniwong foi escolhido pelo rei após uma mudança na lei que o permitiu ignorar a escolha feita por um conselho religioso, que havia recomendado um monge com ligações com Dhammakaya.