Cotidiano

Policiais fiscalizam 67 km de rio na fronteira com a Argentina

Santo Antônio do Sudoeste – Policiais federais de Foz do Iguaçu e militares da 3ª Cia do Bpfron, com o apoio de agentes do ICMBio, realizaram de quarta-feira até ontem a Operação Biguá de patrulhamento nos Rios Iguaçu e Santo Antônio, na fronteira com a Argentina na região Sudoeste. A operação tinha como objetivo inibir o contrabando, crimes ambientais e outros ilícitos ao longo do curso desses rios na fronteira entre os dois países.

Foram localizadas no interior do Parque Nacional do Iguaçu seis embarcações clandestinas utilizadas para a prática de caça e pesca ilegal. Todas foram destruídas.

No Rio Santo Antônio foram identificadas três passagens clandestinas de contrabando feitas por cabos aéreos, conhecidas como espias, utilizadas para o transporte de carga entre ambas as margens, brasileira e argentina do rio, sendo todas destruídas. Aproximadamente 450 metros de cabos de aço e outros dispositivos foram retirados dessas passagens, três embarcações utilizadas para o apoio às passagens foram também destruídas nos respectivos locais.

Ao todo foram navegados 67 quilômetros de curso de rio nestes três dias de patrulhamento conjunto, destruídas nove embarcações clandestinas e três cabos aéreos.