Cotidiano

Policiais atacados com falsa bomba são chamados de heróis por comissário em Nova York

NOVA YORK ? O sargento Hameed Armani e o policial Peter Cybulski foram elogiados pela corajosa reação que tiveram depois que um motorista jogou uma falsa bomba em seu carro na Times Square, um dos principais pontos turísticos de Nova York. Decididos a evitar um desastre, e buscando minimizar o número de vítimas, os policiais aceleraram, tentando se distanciar o máximo possível da aglomeração que se concentra na famosa praça.

? Armani e Cybulski colocaram suas próprias vidas em risco para potencialmente salvara centenas, se não milhares de pessoas na Times Square ? aformou o Comissário de Polícia, William Bratton, que classificou a dupla como ?heróis da cidade?.

Os dois estavam estacionados do lado de fora de um teatro quando um carro se aproximou e o motorista ? identificado posteriormente como Hector Meneses, de 52 anos ? atirou um objeto no banco do passageiro. Armani, de origem afegã e muçulmano, ligou a sirene e acelerou, enquanto Cybulski, católico, rezou para que ninguém mais saísse ferido numa possível explosão.

Alguns quarteirões mais longe, em um ponto menos movimentado, os dois examinaram o pacote atirado. Segundo o chefe da divisão de detetives de Manhattan, tratava-se de uma vela vermelha, acompanhada de lâmpadas, uma camiseta e papel alumínio.

Enquanto isso, Meneses foi cercado nas imediações do Central Park, e ? segurando um controle remoto ? afirmou ter uma bomba presa ao corpo. Policiais usaram um robô para examinar seu veículo e negociaram durante cerca de seis horas, até conseguir neutralizá-lo usando spray de pimenta.

Nascido na Colômbia, Meses foi descrito por seus vizinhos como ?irascível?. Ele tentou tirar uma licença de motorista de táxi em abril, mas não foi aprovado.

? Saímos para trabalhar todos os dias sem saber, literalmente, o que pode cair em nossos colos ? afirmou Cybulski.