Cotidiano

Polícia vai investigar queda de menino em jaula de gorila nos EUA

201605301813573278_RTS.jpg

RIO – A polícia vai investigar as circunstâncias que levaram um menino de 4 anos a cair num recinto de gorilas no Zoológico de Cincinnati, nos EUA, o que levou funcionários da instituição a matar um dos animais para evitar que ele fizesse mal à criança. Também foi pedida uma investigação federal sobre o caso.

Links gorila

Uma inspeção federal realizada há menos de dois meses não encontrou problemas com a exibição “Gorilla World”, mas inspeções anteriores tinham revelado um perigo potencial para o público relacionado a um incidente ocorrido em março, quando ursos polares saíram de sua jaula no zoológico.

O escritório do fiscal Joe Deter, do condado de Hamilton, onde fica o zoo, informou que a polícia de Cincinnati vai investigar o que aconteceu no último sábado, quando o menino caiu no recinto de Harambe, um gorila africano de 17 anos e 180kg.

A morte do animal, cuja espécie está ameaçada de extinção, levou a uma onda de críticas tantos aos pais da criança, que deixaram o menino cair, quanto ao zoológico, cujos funcionários mataram o gorila. Milhares de pessoas afirmam, depois de assistir ao vídeo do acontecido, que Harambe não tinha a intenção de machucar o menino. O zoológico é enfático ao afirmar que a criança estava, sim, em perigo.

O diretor da instituição, Thane Maynard, assegura que o parque continua sendo um lugar seguro para as cerca de 1,6 milhão de visitantes por ano. Mesmo assim, começaram um estudo para levantar possíveis formas de aumentar a segurança.

O grupo Stop Animal Explotation NOW (“parem a exploração animal agora”) emitiu um comunicado exigindo que o governo americano aplique uma multa ao zoológico por violar a lei de proteção de espécies em perigo de extinção. Segundo a entidade, não deveria ser tão fácil para uma pessoa entrar numa jaula