Cotidiano

Polícia usa helicóptero em ação para apreender um pé de maconha em casa de idosa

20161007-090748.jpg

RIO ? Numa ação digna de cinema, que envolveu até um helicóptero, a Guarda Nacional de Massachusetts, nos EUA, realizou incursão numa residência na cidade de na residência de Amherst, no condado de Hampshire. A missão foi cumprida: os oficiais apreenderam um pé de maconha, que era usado pela dona da casa, Margaret Holcomb, de 81 anos, para reduzir os sintomas da artrite e do glaucoma, e ajudá-la a dormir a noite.

? Foi assustador ? disse Tim Holcomb, filho de Margaret que estava em casa no momento da ação, em entrevista ao jornal local ?Daily Hampshire Gazette?.

Holcomb conta que estava na casa da mãe com a irmã quando começou a ouvir o barulho de hélices. Quando olhou para o céu, viu um helicóptero com pintura militar circulando a propriedade, com dois homens agachados na porta aberta, com um aparelho na mão, que ele suspeita ser um equipamento de imagem térmica para detecção de plantas de maconha.

Dez minutos depois, vários carros da polícia cercaram a casa, incluindo uma caminhonete com pés de maconha apreendidos em outros lugares. Um oficial se aproximou e apresentou o distintivo.

? Ele me perguntou se eu sabia da existência de pés de maconha na propriedade. Eu não respondi e perguntei: ?o que vocês estão fazendo aqui?? ? lembou Holcomb.

Holcomb contou que o policial disse para ele permitir a entrada ou a situação seria escalada, e as autoridades poderiam abrir uma ação criminal. ?Nós só queremos o contrabando ilegal?, teria dito o oficial.

Margaret não possui um cartão médico que a autoriza a plantar e manter pés de maconha. Mesmo assim, ela garante que irá lutar neste caso, pois considera que seus direitos civis foram violados. E se não conseguiu a maconha medicinal por outros meios, vai plantar um novo pé.

? Eu estou preparada para tomar ações, se preciso ? disse Margaret.

O porta-voz da polícia David Procopio confirmou que a Polícia Estadual e a Guarda Nacional realizaram uma ação em Amherst no último dia 21. O pé cultivado por Margaret foi um dos 44 apreendidos naquele dia em várias propriedades na região.

?Em cada local onde os proprietários estavam em casa, os oficiais se identificaram e explicaram o propósito da visita, porque as plantas estavam sendo cultivadas de maneira ilegal e foram apreendidas?, disse Procopio, em comunicado. Nenhum dos proprietários foi processado criminalmente.