Cotidiano

Polícia turca divulga imagens de dois homens-bomba do aeroporto de Istambul

ISTAMBUL — As autoridades turcas divulgaram imagens das câmeras de segurança que aparentemente mostram dois dos três homens-bomba no aeroporto Ataturk, em Istambul, na medida em que mais detalhes surgem de como os terroristas agiram com precisão para atingir o maior número de pessoas possível.

Segundo o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, as autoridades acreditam que o primeiro suicida detonou sua bomba do lado de fora do terminal de chegadas, para que seus cúmplices pudessem tirar proveito do caos instaurado dentro do aeroporto.

Nas imagens, é possível ver os terroristas com mais nitidez, depois da divulgação de várias fotos e vídeos tremidos. Uma delas mostra um homem magro de jeans e uma jaqueta preta, no que era uma noite de verão quente na Turquia. Ele aparece na entrada do aeroporto, perto de um piloto empurrando sua mala.

A outra foto mostra um homem todo vestido de preto e aparentemente armado com um rifle, passando por um painel de partidas dentro do terminal.

— Quando os terroristas não puderam passar pelo sistema de segurança regular, quando não puderam passar pelos scanners, pela polícia e pelos controles de segurança, eles voltaram e tomaram suas armas para fora de suas malas e abriram fogo aleatoriamente no controle de segurança — detalhou o primeiro-ministro. — Um se explodiu do lado de fora e os outros dois aproveitaram o pânico criado durante os disparos do lado de fora e foram para dentro para se explodir.

Posteriormente, investigadores encontraram um fuzil Kalashnikov, um revólver e duas granadas sobre os corpos, de acordo a agência Anadolu.

A Turquia culpou o Estado Islâmico (EI) pelo ataque, embora nenhum grupo tenha reivindicado sua autoria. Ao menos 43 pessoas foram mortas e outras 239 ficaram feridas no sexto atentado com morte em Istambul em seis meses.