Cotidiano

Polícia recaptura fugitivos de presídio de Franco da Rocha, SP

SÃO PAULO – A polícia continua nas buscas dos presos que incendiaram celas e fugiram do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) I de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira. Na manhã desta terça-feira, imagens feitas pelo helicóptero Globocoop, da Rede Globo, na região da mata incendiada do Parque Estadual do Juquery, mostram um segurança dando chutes em um detento recapturado, que estava deitado no chão. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que o agressor, que está perto de uma moto, é um guarda do parque, e não um agente penitenciário.

Em nota enviada nesta terça-feira, a SAP informou que ? 40 dos 55 fugitivos já foram recapturados e que a Polícia Militar segue com trabalho de buscas?. Até às 7h30m desta terça-feira, o incêndio na mata do parque continuava. Os internos colocaram fogo no presídio durante a rebelião e as chamas se alastraram pela mata.

O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) I de Franco da Rocha tem capacidade para 594 detentos (alas masculina e feminina) e abrigava, segundo a SAP, 446 internos, submetidos à medida de segurança ou que necessitam de avaliação psiquiátrica.

Eles serão transferidos para outras unidades da região e serão assistidos pelos profissionais da área de saúde do HCTP. Uma sindicância foi instaurada para apurar a rebelião.