Cotidiano

Polícia prende soldados que tentam derrubar governo na Turquia

ANCARA, Turquia ? Enquanto a Turquia vive uma noite de alta tensão e violência por conta de uma tentativa de golpe militar, jornalistas locais relatam que soldados envolvidos na iniciativa para derrubar o governo turco estão sendo presos em Ancara. Explosões e trocas de tiros são registradas na capital turca, enquanto a população sai às ruas para reagir à iniciativa dos militares.

Nesta sexta-feira, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu que a população saísse às ruas para resistir aos militares. Ele disse que a tentativa de golpe é um trabalho de uma minoria dentro do Exército.

? Nós vamos superar isso ? disse o presidente, que pediu que as pessoas saíssem às ruas para resistir. ? A cadeia de comando foi violada mas nós vamos lutar contra esta tentativa. Eu peço que a minha nação preserve suas crenças.

Imagens mostram um tanque que avança sobre a multidão. A população sobe em cima do veículo, resistindo à tentativa de golpe.tanque

Durante uma noite de intensos confrontos entre civis, a polícia e os militares pelas ruas, jornalistas relatam que soldados estão sendo presos por participar da tentativa de golpe.

O repórter islandês Gissur Simonarson divulgou um vídeo de soldados sendo detidos pela polícia local. soldados

Enquanto isso, alguns militares estão sendo imolizados pela hostilização de civis em protesto contra a tentativa de tomar o poder: soldados2

Em um comunicado enviado por email e relatado pelos canais de TV turcos, os militares disseram que todas as relações exteriores do país seriam mantidas e o Estado de Direito seria uma prioridade. Pela TV estatal, o Exército anunciou um toque de recolher e a aplicação da lei marcial.

“As Forças Armadas da Turquia tomaram completamente a administração do país para reestabelecer a ordem constitucional, os direitos humanos, as liberdades, o Estado de Direito e a segurança geral que foi danificada”, diz o comunicado.

Uma autoridade turca, que não quis se identificar, disse que soldados foram enviados a outras cidades turcas, mas não especificou quais. Há relatos de que os soldados estão dentro dos prédios da televisão estatal turca TRT EM Ancara, segundo a agência Reuters. A CNN da Turquia relata que há uma mobilização extraordinária diante da sede do Estado Maior do Exército.

A Turquia tem um histórico de tentativas de golpe. O último episódio do gênero aconteceu em 1977 e forçou a renúncia do então-premier Nemettin Erbakan.Soldados ocupam ponte em Istambul que liga Europa à Ásia