Cotidiano

Polícia nos EUA publica foto de usuários de heroína com criança no carro

RIO – O Departamento de Polícia de East Liverpool, cidade no estado americano de Ohio, publicou no Facebook duas fotos de um casal, sob efeito de drogas, desmaiado dentro de um carro, com uma criança sentada no banco de trás. Junto com as imagens, as autoridades responsáveis divulgaram um texto explicando que o objetivo é chocar as pessoas para mostrar o efeito devastador da heroína.

A atitude está gerando discussão, com críticas e elogios na web. Enquanto alguns internautas apoiam a publicação, dizendo que expõe os danos do consumo de entorpecentes, outros acusam a polícia de explorar vítimas da dependência química, inclusive a criança, que tem 4 anos de idade.

Publicado nesta quinta-feira, o post tem quase 18 mil compartilhamentos e mais de 2,4 mil comentários.

“Achamos necessário mostrar o outro lado dessa droga horrível. Achamos que precisamos ser a voz das crianças prejudicadas por essa realidade horrível. Esta criança não pode falar por ela própria, mas nós esperamos que a história dela possa convencer outro usuário a pensar duas vezes antes de injetar esse veneno enquanto tem uma criança sob sua custódia”, disse a polícia local no post. “Sabemos que algumas pessoas podem ficar ofendidas com essas imagens e é por isso nós lamentamos muito, mas está na hora de o público que não usa drogas ver algo com o qual estamos lidando diariamente”.

Post de polícia de East Liverpool com fotos

O post continua, dizendo que o “veneno conhecido como heroína” está golpeando muitas comunidades e que a polícia de East Liverpool está disposta a lutar contra esse problema até o final. “Se isso significa que vamos ofender algumas pessoas no caminho estamos preparados para lidar com isso”.

De acordo com a emissora de TV americana NBC, os policiais foram alertados sobre a situação da foto, registrada no último dia 7 de setembro, quando um agente viu o carro sendo conduzido de forma errática. O automóvel parou bruscamente perto de um ônibus escolar que estava parado enquanto crianças desciam. O policial, então, abordou o motorista, que balbuciou algumas palavras quase incompreensíveis, explicando que ele estava levando a mulher a seu lado, desmaiada, para o hospital.

O motorista, que desmaiou em seguida, foi identificado como James Acord, e a mulher a seu lado, como Rhonda Pasek. A criança no banco de trás era o filho de Rhonda. No carro, os policiais encontraram restos de heroína. Eles chamaram uma ambulância, e os paramédicos injetaram no casal uma substância chamada Narcan, que reverte o efeito de opióides. Recuperados, os dois usuários da droga foram presos, acusados de colocar uma criança em perigo e intoxicação em público. O menino foi levado para um serviço público de cuidados infantis.