Cotidiano

Polícia italiana prende líder mafioso dentro de bunker na própria casa

CuBLLSzW8AAcwVs.jpg

REGGIO CALABRIA, Itália – A polícia de Reggio Calabria prendeu nesta quarta-feira o chefe de uma das ramificações mais importantes da máfia calabresa, Antonio Pelle, dentro de um bunker em sua própria casa. O criminoso, de 54 anos, chefiava o clã San Luca, com importância na estrutura da ‘ndrangheta (nome formal da máfia da Calábria).

Foragido desde 2011, quando fugiu de um hospital, Pelle morava na própria casa, alvo de inúmeras buscas policiais. Após uma observação mais atenta dos investigadores, encontraram um bunker entre o armário e o banheiro do quarto principal.

Em imagens divulgadas pelas autoridades, Pelle aparece surpreso com a presença dos policiais e não oferece resistência à prisão.

Pelle, identificado com o codinome de “mamma”, era um dos cem criminosos mais procurados pela polícia italiana.

Bunkers são esconderijos comumente utilizados por chefes mafiosos na Itália. De acordo com o escritor Roberto Saviano, do best-seller “Gomorra”, a prática é recorrente para líderes de alto porte das máfias do Sul do país, que chegam a passar semanas escondidos em espaços fechados enquanto comandam os negócios, como o de drogas e de gestão do lixo.