Cotidiano

Polícia investiga quanto tempo bebê de três meses ficou sozinho em carro

Cascavel – Um absurdo que ainda perturba as próprias autoridades policiais. A Polícia Civil tenta descobrir quanto tempo o bebê de três meses ficou sozinho no carro enquanto os pais foram a uma festa de música eletrônica, chamada festa rave. O caso foi registrado na madrugada de sábado (10) em Cascavel.

A mãe tem 22 anos e o pai tem 23. Ambos foram presos em flagrante por abandono de incapaz. O juiz fixou fiança de R$ 1,1 mil para cada um, que até ontem não havia sido paga. Eles também podem ganhar a liberdade após a audiência de custódia, cuja data ainda não foi agendada.

A criança foi encontrada no carro por policiais militares que foram até o local para verificar se havia autorização para a realização do evento, onde viram o veículo com parte dos vidros aberta e a criança sozinha.

Na delegacia, a mulher disse que foi com o marido até a festa apenas para buscar uma pessoa e que o filho ficou pouco tempo no carro.

Por enquanto, o bebê está com uma bisavó, mas segue acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Segundo o promotor de Proteção da Infância e da Adolescência em Cascavel, Luciano Machado de Souza, a caracterização do crime de abandono depende da investigação policial. “É preciso identificar qual era a intenção da pessoa que abandonou a criança ou o adolescente. Se configurada a intenção de abandonar, independente do tempo e dos riscos a que foi exposta, inclusive o risco de morte, fica caracterizado o abandono”, explicou.

O promotor acrescenta que, mesmo que não se configure o abandono, a exposição da vida da criança ou do adolescente a risco também é considerado crime. A pena para a exposição a risco varia de três meses a um ano de reclusão. Já pena para o abandono de incapaz pode chegar a 16 anos de reclusão, quando resulta na morte da vítima.