Cotidiano

Polícia investiga morte de menino após partida de game online no litoral de SP

SÃO PAULO. A Polícia de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, investiga a morte de um menino de 13 anos, após ele ter jogado um game online. Gustavo Riveiros Detter brincava com colegas pela internet e acabou perdendo um jogo. Foi socorrido com sinais de enforcamento (ele tinha uma corda envolvida no pescoço) por familiares, no sábado à noite, e morreu no domingo num hospital da cidade.

A polícia deverá colher depoimentos dos três amigos que jogavam com ele, e teriam acompanhado a partida em tempo real por uma webcam. A suspeita é que o menino tenha praticado o chamado ?jogo do desmaio?, ou Choking Game.

Gustavo morreu menos de 24 horas depois de ser encontrado dentro do quarto do pai enrolado com uma corda no pescoço diante de um computador. A corda sustentava um saco de boxe no teto.

Um tio materno da vítima disse ao site G1 ter colhido informações sobre a morte do garoto e relatou, no boletim de ocorrência, que o sobrinho brincava online com outros três colegas quando aconteceu o enforcamento. De acordo com as conversas obtidas pelo parente em aplicativos de mensagem e no próprio computador usado por Gustavo, essa não seria a primeira vez que o estudante teria participado de um suposto desafio. Um dos jogadores escreveu em uma das conversas que achava que o ?Detter? (sobrenome da vítima) tinha ido se enforcar de novo.

Pela transmissão ao vivo da webcam, os colegas perceberam que a vítima parecia estar ?desfalecida? e pediram para que uma prima que estava no quarto ao lado de Gustavo fosse verificar. A menina é quem teria chamado os parentes que socorreram Gustavo, que foi levado ao Hospital Municipal de São Vicente, depois ao Hospital Ana Costa, em Santos, mas não resistiu.

O caso foi registrado no 7º DP de Santos, mas será investigado pela Delegacia Sede de São Vicente.