Esportes

Polícia garante segurança no Engenhão para jogo da Libertadores

64857878_ES Rio de Janeiro RJ 12-02-2017 - Campeonato Carioca 2017 - Taça Guanabara Botafogo X F.jpg

A polícia do Rio encara o episódio que matou um torcedor do Botafogo, cegou parcialmente um do Flamengo e deixou outros sete feridos como um incidente. Segundo o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), major Sílvio Luiz, não houve falhas no planejamento para o clássico entre Botafogo e Flamengo. Ele garantiu que a segurança normal na partida desta quarta-feira do alvinegro carioca contra o Olimpia, às 21h45.

Flamengo x Botafogo – Repercussão da briga

? O planejamento do Gepe estava correto, tivemos dificuldades para tirar nossos homens do batalhão e não tinha como prever isso ? avaliou o comandante.

Desde a última sexta-feira, familiares de policiais militares acampam nas portas dos batalhões da corporação para tentar impedir a troca de turnos e saída de viaturas. Os PMs receberam ontem o salário de janeiro e 13º, mas ainda há benefícios atrasados e direitos não pagos.

Nesta terça-feira, O GLOBO mostrou que o número de policiais por torcedor escalados para o clássico foi o menor dos últimos dois anos. No entanto, a PM disse que se o efetivo tivesse conseguido deixar o batalhão, no domingo, a segurança teria sido suficiente.

Para hoje o Gepe não vai mudar o planejamento. Serão escalados 150 homens para escoltar as torcidas e cuidar da parte interna do jogo entre Botafogo e Olimpia. Segundo a PM, o número total de agentes não será divulgado por questões de segurança, porém o 3º BPM (Méier) reforçará a segurança do lado de fora do Engenhão.

? Para o jogo do Botafogo, amanhã, teremos todo o efetivo do Gepe na partida. E mais o apoio do 3º Batalhão ? garantiu o Major Silvio Luiz.

O titular do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, Marcello Rubioli, espera a identificação ? feita pelo Gepe ? das facções organizadas envolvidas na briga para pedir a suspensão delas dos estádios por todo o país.

Ontem, o torcedor do Botafogo Diego Santos foi enterrado, no cemitério municipal de São Gonçalo. Outros três torcedores feridos seguem internados, dois deles em estado grave. Um dos feridos perdeu a visão de um dos olhos após ter sido atingido no rosto por um tiro.