Esportes

Polícia francesa prendeu 116 torcedores nos três primeiros dias da Eurocopa

O Ministério do Interior da França divulgou nesta segfunda-feira que foram efetuadas 116 prisões de torcedores por atos violentos desde o primeiro dia da Eurocopa-2016, que começou na sexta-feira passada. Três pessoas foram expulsas do território francês.

Dos que foram detidos 63 ficaram sob custódia policial, ou seja, não foram liberados depois. Foram impedidos de entrar no país cinco estrangeiros considerados “potenciais perturbadores da ordem pública”.

Nesta segunda-feira estão previstos os julgamentos de dez torcedores envolvidos com brigas. São seis britânicos, três franceses e um austríaco. Dois dos britânicos tiveram suas sentenças proferidas no fim da manhã (horário local, que tem diferença de cinco horas para Brasília). Um pegou dois meses, e outro, três meses de prisão.

Um outro inglês permanece internado em estado grave num hospital em Marselha, Sul da França, onde russos, ingleses e franceses brigaram no sábado, dia do empate entre as seleções da Rússia e da Inglaterra por 1 a 1.

Houve registros de confusão também entre torcedores ingleses e franceses na sexta-feira, de novo em Marselha. Franceses teriam reagido a cantos provocativos dos ingleses à comunidade muçulmana, que representa um terço da população da cidade.

Também nesta segunda um torcedor da Irlanda do Norte morreu em Nice. Ele despencou de uma altura de 8m num mirante à beira-mar no local conhecido como Passeio Marítimo de Nice. A polícia não descarta qualquer hipótese, mas em princípio acredita-se que a queda nada tenha a ver com briga. As possibilidades maiores são de suicídio ou acidente causado por desequilíbrio, porque o torcedor estaria alcoolizado.