Cotidiano

Polícia francesa detém adolescente de 15 anos por suspeita de planejar ataque

PARIS ? Um adolescente de 15 anos foi preso em Paris, suspeito de preparar uma iminente ?ação violenta?, afirmaram duas fontes judiciais, na segunda trama ligada ao Estado Islâmico (EI) descoberta na França em uma semana.

No domingo passado, um carro carregado com cilindros de gás foi encontrado perto da catedral de Notre Dame, levando à descoberta de um plano sob a direção do Estado Islâmico para atacar uma estação ferroviária de Paris. Sete pessoas, incluindo quatro mulheres, foram presas.

O adolescente estava em prisão domiciliar desde que a França declarou estado de emergência depois dos ataques em Paris em 13 de novembro, quando militantes do Estado Islâmico mataram 130 pessoas, disseram as duas fontes em condição de anonimato. Elas não afirmaram a razão pela qual ele estava em prisão domiciliar.

Sua prisão no sábado ocorreu porque ele estava planejando um ataque em um lugar público na capital francesa, disse uma das fontes.

A segunda fonte afirmou que o menino tinha estado em contato com o militante islâmico francês Rashid Kassim, que está na Síria. Ele tem usado o aplicativo de mensagens Telegram para convocar mais ataques na França.

Uma das fontes disse que Kassim, de 29 anos, inspirou os dois homens que realizaram um ataque em julho em uma igreja francesa, durante o qual degolaram um padre.

O ataque chocou a França, ocorrendo menos de 12 dias após outro militante do Estado Islâmico ter atropelado com um caminhão uma multidão que comemorava o Dia da Bastilha em Nice, matando 80 pessoas.