Policial

Polícia Federal prende vereador de Foz na oitava fase da Operação Pecúlio

Na manhã desta terça-feira (16), a DPF/Foz do Iguaçu (Delegacia de Polícia Federal) deflagrou a operação “Renitência”, oitava fase da operação “Pecúlio”, visando desarticular suposta organização criminosa que se dedicaria ao desvio de recursos públicos.

As investigações, realizadas em conjunto com o Ministério Público Federal/Foz do Iguaçu, apontam que tal organização seria capitaneada por um dos vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu/PR, e contaria com pelo menos um servidor da Fundação Municipal da Saúde que estaria agindo de forma a direcionar contratações públicas.

Também foram detectados indícios de que laudos de exames de diagnóstico, em especial produzidos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, seriam elaborados por pessoa não habilitada, gerando risco potencial à saúde de pacientes.

Policiais Federais estão dando cumprimento a seis mandados de prisão, sendo três prisões preventivas e três prisões temporárias, bem como a doze mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Foz do Iguaçu/PR. Segundo as primeiras informações, entre um dos presos está o vereador de Foz do Iguaçu,  Luiz Brito (Dr. BRITO), que é suspeito de comandar um grupo que desviava recursos da saúde no município. 

A operação recebeu o nome “Renitência” em razão da obstinação de alguns agentes públicos em se valerem do cargo exercido para cometer ilícitos penais, ainda mais depois das ações repressivas do Estado quanto às condutas descortinadas nas fases anteriores da “Operação Pecúlio”.

Haverá coletiva de imprensa às 10h no auditório desta DPF/Foz do Iguaçu.

 

A assessoria da Câmara de Vereadores de Foz enviou a nota sobre o mandado de busca e apreensão reaizado na instituição:

"Segue nota retorno sobre o cumprimento de mandado de busca e apreensão no gabinete do vereador Dr. Brito (Patriota), na manhã desta terça-feira, dia 16. A busca foi realizada antes do início do expediente e acompanhada por um funcionário da portaria. Portanto, a diretoria da Câmara está tomando conhecimento dos fatos e irá, em momento oportuno, tomar as medidas cabíveis".