Cotidiano

Polícia Federal executa reintegração de posse no Palácio Capanema

PF no Capanema.jpgRIO ? Integrantes do movimento Ocupa MinC no Rio de Janeiro foram acordados na manhã desta segunda-feira por agentes da Polícia Federal que executavam a reintegração de posse do Palácio Gustavo Capanema, sede do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan). Na quarta-feira, o Ministério da Cultura anunciou ter pedido a retomada dos diversos espaços públicos que vinham sendo ocupados por manifestantes contrários ao governo interino de Michel Temer desde o afastamento de Dilma Rousseff.

Pelo Facebook, o perfil do Ocupa MinC pede que artistas simpatizantes ao movimento se desloquem ao Palácio Capanema para resistir à desocupação. Há também relatos denunciando que advogados que representam o movimento estariam sendo impedidos pela polícia de entrar no prédio. A reportagem não conseguiu contato com a Polícia Federal.

Ocupa MinC

Em 27 de maio, o ministro Marcelo Calero garantiu, em entrevista à “Folha de S.Paulo”, que não tomaria medidas deste tipo. No entanto, 54 dias depois, a assessoria do Ministério informou que os manifestantes, contrários ao governo do presidente interino Michel Temer, não se mostraram dispostos a chegar a um consenso. Uma obra no valor de R$ 20 milhões a ser realizada no Palácio Capanema e os danos ao patrimônio da Funarte também foram elencados como motivos para a mudança de estratégia.