Cotidiano

Polícia Federal do Paraná não se manifesta sobre afirmações de Lula

SÃO PAULO – A Polícia Federal do Paraná não se manifestou sobre as afirmações feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira em seu primeiro pronunciamento após denúncia do Ministério Público Federal. O líder petista criticou supostas ações da PF no âmbito da 24ª fase da Operação Lava-Jato, em março deste ano, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa dele e de familiares e ele foi levado a depor. Ele diz que os agentes teriam quebrado uma porta da casa de um de seus filhos

– Vocês pensam que foi fácil suportar a invasão da minha casa pela PF, levantaram até o colchão da minha cama achando que tinha ouro, ou que eu tinha uma refinaria da Petrobras lá embaixo. Tive que chamar um especialista para ver se não tinha grampo. Entraram na casa dos meus filhos, até quebraram a porta, entraram como se eles fossem bandidos – disse Lula durante seu discurso.

De acordo com o ex-presidente, a PF também levou pastas que continham seus discursos, aparelhos eletrônicos dos netos e o celular da ex-primeira dama Marisa Letícia.

– Até meus discursos levaram todos, devolveram as pastas vazias, certamente para plagiar. Levaram Ipad dos meus netos, falei para o diretor-geral: cadê o celular da Marisa?

Lula foi denunciado pelo Ministério Público Federal nesta quarta-feira por corrupção e lavagem de dinheiro. O coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, disse que o ex-presidente Lula era o ?comandante máximo do esquema de corrupção? identificado na Petrobras e em outros órgãos federais durante seu governo. A defesa do ex-presidente chamou a denúncia de ?truque de ilusionismo? e disse que os procuradores não comprovaram as acusações.