Cotidiano

Polícia Federal deflagra 36ª fase da Operação Lava-Jato

SÃO PAULO – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a 36ª fase da Operação Lava-Jato, intitulada Operação Dragão.

Policiais cumprem 18 ordens judicias, sendo 16 mandados de busca e apreensão e e 2 mandados de prisão preventiva, quando não há prazo para terminar, nos estados de São Paulo, Paraná e Ceará.

Segundo informou a PF por nota, nesta fase são investigados dois importantes operadores financeiros responsáveis pela movimentação de recursos de origem ilegal, principalmente oriundos de relações criminosas entre empreiteiras e empresas sediadas no Brasil com executivos e funcionários da Petrobras.

São apuradas as práticas de corrupção, manutenção não declarada de valores no exterior e lavagem de dinheiro, além de outros crimes.

O nome ?dragão? dado à investigação policial é uma referência aos registros na contabilidade de um dos investigados que chamava de ?operação dragão? os negócios fechados com parte do grupo criminoso para disponibilizar recursos ilegais no Brasil a partir de pagamentos realizados no exterior.