Cotidiano

Polícia faz perícia em suposta casa onde aconteceu estupro coletivo na Zona Oeste

RIO – A Polícia Civil, com o apoio da PM, realizou a perícia na suposta casa onde a adolescente de 16 anos foi estuprada, no Morro São José do Operário, na Praça Seca, na Zona Oeste. Os agentes chegaram ao local por volta das 14h e saíram no início da noite. As ruas de acesso à comunidade foram bloqueadas, e a circulação do BRT chegou a ser interrompida por 50 minutos, entre as estações Tanque e Manacéia-Madureira. Não houve confronto. Links_violência_mulher

Policiais militares do 2º CPA, que inclui sete batalhões da Zona Oeste, vasculharam a região para tentar localizar os responsáveis pelo crime. Até as 19h30m, nenhum suspeito havia sido localizado. A PM vai continuar no morro.

O chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, afirmou, na manhã desta sexta-feira, que o estupro coletivo de uma jovem de 16 anos na Zona Oeste deixou a própria polícia perplexa e disse que ainda não pediu a prisão dos quatro suspeitos identificados por participar do estupro ou divulgar as imagens do ato, porque a investigação ainda está em andamento e que a polícia busca mais provas comprobatórias para inserir no inquérito. Até às 13h, nenhum dos

? Há indícios veementes de que houve estupro, mas não podemos afirmar ainda se houve ou não, ou de que forma houve. Não podemos nos basear no “ouvi dizer”. Só o exame de corpo de delito vai apontar se houve estupro ou não. O laudo pode trazer uma certeza ou uma dúvida. Pode demandar outra diligência para sanar uma dúvida que surge no próprio lado ? afirmou Veloso, que acrescentou:

? Na minha visão pessoal, sem ser o chefe da polícia, como pai, como marido, eu também penso assim: por que o sujeito ainda não está preso? Só que como técnico, como operador de segurança pública, como delegado de polícia, eu pessoalmente sei que essas decisões são muito mais complexas. A conveniência ou não da representação pelo pedido de prisão pode acontecer mais rápido ou menos rápido de acordo com outras questões que estão sendo trabalhadas. Tenho certeza que a polícia vai agir com todo rigor necessário, mas nunca fora da lei. Acho que já deveríamos estar dando uma resposta. A investigação é uma sucessão de atos complexos e envolve uma série de avaliações.

LEIA MAIS:

Estupro coletivo no Rio repercute na imprensa internacional

Adolescente luta para superar trauma de estupro coletivo na Praça Seca

Consentimento não interfere em caso de estupro de vulnerável, decreta STJ

Justiça do Piauí condena menores a cumprir internação por estupro coletivo

Exigências fora da lei dificultam acesso a aborto após estupro, diz pesquisa