Policial

Polícia faz operação contra falsificadores de diplomas

Foram cumpridos mandados em Curitiba e região metropolitana, Guarapuava, Londrina, Maringá, Piraí do Sul e Ponta Grossa

Curitiba – A Polícia Civil do Paraná deflagrou, ontem, a segunda fase da Operação Volta às Aulas com o objetivo de desmantelar uma quadrilha suspeita de falsificar certificados e históricos escolares na modalidade de educação a distância. Foram cumpridos mandados em Curitiba e região metropolitana, Guarapuava, Londrina, Maringá, Piraí do Sul e Ponta Grossa, além de Rio de Janeiro e Mato Grosso.

“Com os documentos e depoimentos colhidos na primeira fase foi possível mapear e identificar a amplitude do esquema criminoso, que se alastrava para outros estados”, disse o delegado titular do Nurce (Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos), Renato Bastos Figueroa, responsável por conduzir as investigações.

A fraude consistia no comércio clandestino de diplomas e certificados. Algumas instituições não tinham autorização para emitir tais documentos, mas, mesmo assim, cobravam até R$ 1,7 mil de alunos interessados. Cerca de 350 alunos estão sendo investigados para saber se eles tinham ciência do esquema.