Cotidiano

Polícia faz buscas por fugitivos da Penitenciária de Jardinópolis, SP

presos.jpg

SÃO PAULO – A polícia continua nas buscas por presos foragidos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis, interior de São Paulo, que registrou uma fuga em massa após uma rebelião na manhã de quinta-feira. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), até a noite de quinta-feira, 295 detentos haviam sido recapturados. Oito presos ficaram feridos e um corpo carbonizado foi encontrado em um canavial nas imediações do presídio. A SAP instaurou sindicância.

Ainda não foi divulgado o número de presos que fugiram, uma vez que eles queimaram o arquivo da penitenciária. Mas o número pode chegar a 500, segundo estimativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com capacidade para 1.080 presos, o CPP estava superlotado no momento da rebelião.

O tumulto começou durante uma revista de rotina. Os presos incendiaram colchões de um dos pavilhões, derrubaram uma grade de quatro metros de altura e fugiram a pé pela Rodovia Cândido Portinari (SP-334). Muitos se esconderam no meio de um canavial. Na manhã desta sexta-feira, uma equipe de manutenção fazia reparos na grade.

Ao site G1, dois fugitivos disseram que a rebelião foi causada pela insatisfação dos presos com as medidas punitivas adotadas pela direção do presídio, como a suspensão das visitas.