Cotidiano

Polícia estoura casarão no Centro onde drogas eram vendidas

casarao_trafico_centro_lapa_presente_policia_civil_1.jpgRIO ? Policiais estouraram um casarão onde drogas eram comercializadas no fim da noite desta quarta-feira, no Centro do Rio. Na ação, realizada por agentes da 5ª DP (Mem de Sá) e policiais da Operação Lapa Presente, três suspeitos foram presos e dois adolescentes apreendidos. No ponto de venda de entorpecentes, que funcionava na Avenida Mem de Sá, próximo à Praça da Cruz Vermelha, também foram encontrados drogas, uma faca e cadernos de anotações, que continham o controle do comércio do tráfico no local. De acordo com a polícia, os integrantes do bando chegavam a faturar de R$ 6 a R$ 10 mil reais por dia.

Antes deste flagrante, os policiais já haviam realizado uma apreensão de drogas no mesmo local na última semana. Na ocasião, no entanto, os suspeitos conseguiram fugir. Desta vez, antes de entrarem no imóvel, os agentes registraram em vídeo a movimentação de venda de drogas. Depois, as equipes adentraram o sobrado e constataram a prática criminosa. Foram encontrados 23 papelotes de maconha, 12 frascos de loló, 93 sacolés de cocaína, oito trouxinhas de crack, além de dois cadernos com a contabilidade do tráfico e uma faca.

? Junto com a Operação Lapa Presente, a Polícia Civil tem um projeto que já dura cerca de um ano e meio de monitorar o que começa como uma invasão (desses casarões), antes de serem tomados pelo tráfico de drogas local. Recentemente, descobrimos que esse casarão (da Avenida Mem de Sá) estava sendo utilizado pelo tráfico ? afirmou o delegado adjunto Marcelo Carregosa.

No imóvel de três andares, há vários cômodos cuja situação, assim como as escadas, é precária. Muitos objetos pessoais estavam espalhados pelo chão e o local cheirava mal, na madrugada desta quinta-feira. De acordo com o delegado, com a atuação da Lapa Presente, os bandidos que atuam nessa modalidade de crime estão migrando para outros pontos da região.

? Como a atuação da Lapa Presente, os criminosos estão migrando para locais como a Praça da Cruz Vermelha. As investigações vão continuar para saber para quem essas pessoas (presos e apreendidos) respondem ? disse o delegado, depois de explicar que na Lapa, geralmente, funcionam filiais de morros da região, devido ao número de usuários que circulam pelo bairro boêmio.

casarao_trafico_centro_lapa_presente_policia_civil_2.jpgSegundo o capitão da Operação Lapa Presente David Costa, o fácil acesso ao local contribuiu para a comercialização de entorpecentes.

? Como é um local de fácil acesso, há todo tipo de público: desde os engravatados até os de pés descalços. Há uma diversidade de pessoas de classes sociais diferentes abastecendo financeiramente o tráfico de drogas ? explicou o capitão, que explicou o conteúdo das anotações apreendidas no local: ? (Nos cadernos) é possível observar os valores individuais do material e a totalidade do que era arrecado no período da noite. Os entorpecentes eram diversificados.

Apesar do número de presos e apreendidos ? eles não tiveram as identidades reveladas ? a polícia não descarta a possibilidade de que outros criminosos tenham fugido do local antes da operação. Os adultos capturados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.