Cotidiano

Polícia espanhola encontra quatro corpos com documentos brasileiros

RIO ? Quatro corpos com documentação brasileira foram encontrados, em avançado estado de decomposição, em uma residência no povoado de Pioz, na província de Guadalajara, Espanha, na madrugada deste domingo. De acordo com o site do jornal El País, a Guarda Civil local foi acionada pelos vizinhos, que sentiam um forte odor vindo da casa. A Guarda abriu a casa com uma chave reserva, fornecida por um vizinho, e lá encontrou quatro corpos divididos em seis sacos de lixo. Eram dois adultos, de 40 anos, que tiveram os corpos esquartejados, e duas crianças, uma de cinco e outra de um ano, com os corpos intactos.

A documentação encontrada com os corpos era brasileira, e indicava que se tratava de uma família composta por dois pais e dois filhos, hipótese que deve ser confirmada por futuro exame de DNA. A casa não tinha quase nenhuma mobília e os corpos aparentavam estar lá há quase um mês, de acordo com a Guarda Civil local. Autoridades policiais de Pioz disseram que o crime, aparentemente, se trata de acerto de contas, motivado por dívidas de drogas.

Pela ?limpeza? do crime, a polícia conclui que deve se tratar de um assassino profissional. As vítimas teriam sido mortas a golpes de facão ou machado, e de maneira rápida, sem sinais de tortura. As fechaduras também não estavam forçadas, o que leva a crer que o criminoso era conhecido das vítimas, que o deixaram entrar. A casa sem mobília ainda leva a crer que a família estava de passagem por ali, provavelmente em fuga. Não foram encontradas drogas ou grandes quantias de dinheiro no local.

Ainda segundo o El País, os vizinhos desconheciam a identidade das vítimas, e acreditavam que quem vivia na casa era o administrador anterior, conhecido como Pedro, visto no local pela última vez há cerca de um mês.

De acordo com a investigação, a casa teria sido alugada há pouco mais de um mês, através de contrato mediado por uma imobiliária. O condomínio La Arboleda, onde fica a residência, tem vigilante somente a partir das 20h, tendo livre acesso durante o dia. A polícia agora investiga quais veículos teriam acessado o local nos últimos dois meses.

Por telefone, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse ao Globo que não foi comunicado oficialmente do crime pelas autoridades policiais espanholas. Mesmo assim, acionou o Consulado brasileiro em Madri para que busque mais informações junto às autoridades policiais locais.