Cotidiano

Polícia do Canadá mata suspeito após receber alerta de ameaça terrorista

VANCOUVER – A polícia canadense matou um homem nesta quarta-feira, disseram emissoras de televisão locais que identificaram um suspeito depois de receber informações sobre uma potencial ameaça terrorista.

O suspeito morreu durante uma operação policial em uma pequena cidade em Ontário, relataram a CTV News e a CBC News.

A Polícia Real Montada do Canadá (RCMP, na sigla em inglês) disse em um comunicado que tinha identificado um suspeito ligado a uma ameaça à segurança nacional e tomou medidas para assegurar a proteção do público. Nenhum detalhe adicional foi dado.

Fontes de inteligência disseram à Reuters que o suspeito era Aaron Driver, que foi preso no ano passado por apoiar abertamente o grupo militante Estado Islâmico nas redes sociais. As fontes pediram anonimato porque não tinham autorização para falar com a imprensa.

Fontes disseram que Driver, que também usou o pseudônimo de Harun Abdurahman, vivia em Strathroy, Ontário, uma pequena comunidade localizada 225 quilômetros a sudoeste de Toronto.

A morte de Driver ainda não foi oficialmente confirmada e seu advogado não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Testemunhas disseram no Twitter que a polícia invadiu uma casa em Strathroy. Repórteres relataram mais tarde no Twitter que um legista esteve no local e que uma saco para corpos foi carregado em um veículo oficial.

O jornal ?The London Free Press?, citando familiares, informou a polícia disparou contra Driver depois que ele detonou um dispositivo, se ferindo e também uma outra pessoa. Não houve uma confirmação imediata da informação.

Driver não tinha sido acusado de um crime, mas em fevereiro recebeu uma ordem judicial que restringiu seus deslocamentos e que lhe exigiu se manter longe das redes sociais e computado, além de não ter contato com o EI e outros gurpos semelhantes.