Cotidiano

Polícia diz que agentes eram alvo de atirador de Baton Rouge

USA-POLICE_BATON ROUGE ? Vestido de preto e carregando munição extra, o atirador de Baton Rouge matou três policiais neste domingo em uma emboscada, segundo o superintendente da polícia de Louisiana Mike Edmonson. Em entrevista à rede de TV americana ?CNN?, ele afirmou que não há dúvidas de que Gavin Long, de 29 anos, apontado como autor das mortes, tinha intenção de matar policiais.

? Suas presas eram estes policiais ? declarou Edmonson.

Sem entrar em detalhes sobre as investigações, Edmonson usou na manhã desta segunda-feira a palavra ?emboscada? ao se referir ao episódio.

? Seus movimentos, direção e atenção estavam voltados para policiais ? ressaltou.

O superintende também confirmou que os investigadores têm entrevistado pessoas relacionadas ao atirador, mas não informou quantas. Ele enfatizou, no entanto, que as entrevistas não significam que os ouvidos participaram do ataque. Embora se acredite que Long tenha atuado sozinho, autoridades investigam se ele recebeu algum tipo de ajuda.

? Nós não estamos prontos para dizer que ele agiu sozinho ? disse Doug Cain, um porta-voz da polícia.

Duas pessoas foram detidas para interrogatórios na cidade de Addis, em Louisiana, mas ambas foram liberadas sem qualquer queixa policial. Também foram realizadas buscas em uma casa que pertenceria a Long em Kansas City, no Missouri, sua cidade natal.

A cidade de Baton Rouge vive em alta tensão após policiais brancos terem matado a tiros Alton Sterling, um homem negro de 37 anos, cuja morte comoveu os EUA. Na internet, o suposto autor do massacre deixou um rastro digital onde criticava como policiais brancos tratavam negros. O presidente Barack Obama condenou o “ato covarde” e exigiu o fim dos ataques contra agentes da lei.

EUA divididos e clima tenso para a Convenção Republicana