Cotidiano

Polícia detém suspeito pela morte de manifestante em Charlotte, nos EUA

CHARLOTTE ? A polícia de Charlotte, na Carolina do Norte, deteve um suspeito pelo assassinato de um manifestante na quarta-feira à noite, que participava de um protesto contra a morte de um homem negro por agentes na véspera, informou nesta sexta-feira o chefe do departamento de polícia Kerr Putney.

O manifestante foi baleado e morreu em decorrência de seus ferimentos na quinta-feira. A morte do negro Keith Scott, de 43 anos, na terça-feira provocou protestos por três dias em Charlotte, elevando as tensões raciais no país.

As manifestações continuaram na madrugada de sexta-feira, depois que a polícia dos Estados Unidos optou por não forçar um toque de recolher após duas noites de tumultos na cidade.

Gritando palavras de ordem e pedindo ?justiça?, centenas de pessoas se reuniram e marcharam pela terceira noite consecutiva na cidade de cerca de 810 mil habitantes.

O caso de Scott é o último de uma série de mortes de negros nas mãos da polícia, que provocaram indignação nos Estados Unidos e debates sobre a discriminação racial.

As manifestações em Charlotte levaram o governador da Carolina do Norte a declarar estado de emergência.