Cotidiano

Polícia de SP investiga se corpos encontrados em Mogi são de jovens desaparecidos

SÃO PAULO – A Polícia Civil investiga se os cinco corpos encontrados em uma mata em Mogi das Cruzes, Região Metropolitana, são dos jovens desaparecidos em São Paulo, no dia 21 de outubro. Os corpos, encontrados na manhã de domingo após chamado recebido pelo serviço 190 da Polícia Militar, foram para o Instituto Médico Legal (IML) Central, na madrugada desta segunda-feira.

Os quatro jovens saíram de carro da Zona Leste da capital, acompanhado de um amigo de 30 anos, no dia 21 de outubro, para ir a uma festa em um sítio em Ribeirão Pires, no ABC paulista, e não chegaram ao destino. Parentes dos desaparecidos suspeitam do envolvimento de policiais no sumiço dos jovens como represália pelo assassinato de um policial.

Na última mensagem enviada por um dos rapazes a um parente, em áudio, ele relatava uma abordagem da PM no caminho. Depois, não fizeram mais contato nem chegaram à festa. O grupo estaria sendo apontado como responsável pela morte de um policial, em setembro. Dias depois do sumiço, o automóvel usado pelo grupo foi encontrado às margens do Rodoanel, sem as chaves.

Segundo policiais, os corpos tinham sinais de queimaduras e não foi possível fazer reconhecimento pessoal. Junto aos cadáveres, foram encontradas cápsulas de armas de uso exclusivo da polícia e de pistola calibre 12. Um deles estava com as mãos amarradas, o que indica que o crime foi uma execução, segundo o ouvidor da Polícia, Júlio César Fernandes Neves.

Os legistas irão colher material para exames de DNA, se necessário. Restos de roupas e sapatos foram recolhidos e mostrados aos familiares, que chegaram ao IML Central na manhã desta segunda-feira. Ainda de acordo com a Polícia Civil, um dos corpos localizados tinha fralda, o que reforça a tese de serem os jovens. Um dos rapazes era cadeirante e usava fralda.

DIREITOS HUMANOS

Uma denúncia chegou a ser feita pelas famílias à Secretaria de Direitos Humanos e Defesa de Cidadania da Prefeitura de São Paulo. De acordo com o ouvidor das policias, Júlio César Fernandes Neves, todos os desaparecidos já tinham cometido atos infracionais.

Na sexta-feira, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, determinou que o Comando de Operações Especiais (COE) e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar façam buscas focadas pelos cinco em área nas proximidades de Ribeirão Pires. O local, de mata fechada, foi determinado a partir do rastreamento de dois celulares.

Por conta da denúncia, a Corregedoria e a Ouvidoria da Polícia também passaram a acompanhar o caso.