Cotidiano

Polícia de SP apura o desaparecimento de cinco pessoas a caminho de festa

SÃO PAULO – A Polícia Civil investiga o desaparecimento de cinco pessoas, sendo quatro jovens, que saíram de carro da Zona Leste da capital para ir a uma festa em um sítio em Ribeirão Pires, no ABC paulista, há uma semana, e não chegaram ao destino. O veículo usado pelo grupo foi encontrado por policiais e passou por perícia. Parentes percorreram até unidades do Instituto Médico Legal (IML) à procura dos jovens. Na tarde de quinta-feira, familiares e amigos fizeram um protesto na Avenida Jacú Pêssego, na Zona Leste. Eles vestiram camisetas brancas com as fotos dos rapazes.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) instaurou inquérito para investigar o caso. As famílias foram ouvidas. O site de pessoas desaparecidas da Polícia Civil divulgou foto dos amigos: Jonathan Moreira Ferreira, de 18 anos; César Augusto Gomes Silva, de 19; Caique Henrique Machado Silva, 18 e um menor, cadeirante, de 16 anos.

Por volta das 23h da última sexta-feira, dia 21, os quatro amigos pediram carona a Jones Ferreira Januário , de 30 anos, que levaria os amigos para uma festa. Ele também está desaparecido. O boletim de ocorrência foi registrado no 55º Distrito Policial (DP), no Parque São Lucas.

?Como uma abordagem da PM foi citada por um parente das vítimas, a Corregedoria da PM acompanha a investigação da Polícia Civil?, diz nota da SSP.

Parentes dos desaparecidos disseram à TV Globo que suspeitam do envolvimento de policiais no sumiço dos jovens como represália pelos assassinatos de um policial e de um guarda civil em setembro. Todos tinham passagem pela polícia. A família fez uma denúncia à Secretaria de Direitos Humanos e Defesa de Cidadania da Prefeitura de São Paulo e contou que um áudio foi enviado a um parente por um dos rapazes, onde ele relatava que estavam sendo abordados pela polícia no Rodoanel, no Bairro Jardim Santo André. O carro foi encontrado sem as chaves.

– Eu não tenho mais esperança nenhuma Eu só quero o corpo dele – disse à TV Globo Adriana Nogueira Moreira, mãe de Jonathan.

Informações sobre o paradeiro dos jovens podem ser fornecidas pelo Disque Denúncia, pelo telefone 181.