Cotidiano

Polícia de Chicago usou força excessiva e conduta racial discriminatória, aponta relatório

CHICAGO-POLICECHICAGO ? A polícia de Chicago rotineiramente usou força excessiva, tolerou conduta racialmente discriminatória e muitas vezes manteve um ?código de silêncio? entre os oficiais para impedir investigações de má conduta, de acordo com um relatório divulgado pelo governo federal nesta sexta-feira.

O documento de 161 páginas, do Departamento de Justiça dos EUA, detalha uma investigação de 13 mesers sobre os direitos civis do Departamento de Polícia de Chicago.

A investigação começou em dezembro de 2015 depois de vários dias de protestos após a divulgação de imagens de um vídeo mostrando Laquan McDonald, um adolescente negro, sendo fatalmente baleado por Jason Van Dyke, um policial branco.

? Uma das minhas maiores prioridades como procuradora-geral é garantir que todos os americanos tenham proteção policial que seja legal, receptiva e transparente ? disse a procuradora-geral Loretta Lynch em entrevista coletiva. ? Infelizmente, nossa investigação minuciosa do Departamento de Polícia de Chicago descobriu que muitos moradores desta orgulhosa cidade não receberam esse tipo de policiamento.