Cotidiano

Polícia Civil lança 2ª via da identidade pela internet

Desde ontem os cidadãos de Curitiba e Cascavel poderão solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet

Curitiba – A partir de ontem, os cidadãos de Curitiba e Cascavel poderão solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet. O documento será expedido após a confirmação do pagamento da taxa de R$ 26,63 e enviado ao posto escolhido pelo solicitante em três dias úteis para capital e até sete dias para as cidades do interior. As demais cidades do Estado deverão receber o projeto em até 30 dias.

O projeto-piloto inédito no País foi lançado ontem pela Polícia Civil do Paraná em parceria com a Celepar. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, o Paraná é o primeiro estado a implantar este serviço no Brasil. “Além de sermos pioneiros na implantação do projeto, teremos condições de atender milhões de usuários, facilitando a vida da população”, disse Reis. Mais de dois milhões de usuários já se encontram com os requisitos para aderir o serviço. “O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelo Instituto de Identificação à população”, afirmou o delegado-geral.

Para ter direito a 2ª Via Rápida o solicitante tem que ter feito o documento de identidade no Paraná nos últimos três anos – o próprio sistema confirmará se o usuário está apto ou não para utilizar o serviço. O sistema não permite qualquer alteração de dados ou imagens. Para esses casos, a solicitação deverá ser realizada pessoalmente no IIPR após agendamento prévio.