Cotidiano

Polícia Civil cumpre mandados na 2ª fase de operação contra venda de cirurgias bariátricas do SUS

Um dos alvos é um candidato a reeleição para vereador da cidade de Carlópolis

Polícia Civil cumpre mandados na 2ª fase de operação contra venda de cirurgias bariátricas do SUS

A Polícia Civil do Paraná deve cumprir sete mandados judiciais na manhã desta quinta-feira (29), nas localidades de Carlópolis, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, todos municípios do Norte Pioneiro do Estado, e em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Essa é a segunda fase da operação que investiga uma organização criminosa que teria lucrado mais de R$ 10 milhões com a venda de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em hospital da Região Metropolitana de Curitiba.

Os policiais civis têm a missão de cumprir dois mandados de prisão temporária, sendo um dos alvos um vereador e candidato a reeleição da cidade de Carlópolis, e cinco mandados de busca e apreensão.

Segundo as investigações, o vereador teria falsificado guias do SUS. Isso possibilitava encaminhamento de pacientes, principalmente do Estado de São Paulo, para fazerem cirurgias bariátricas no hospital do Paraná. Ele atuaria juntamente com médicos que assinavam essas guias.

A organização criminosa é investigada pelos crimes de extorsão, falsidade ideológica, uso de documento falso, concussão e organização criminosa.

 

Como funcionava o esquema

Por meio de redes sociais ou indicações, o grupo entrava em contato com pessoas de vários estados brasileiros (a maioria de SP e SC), interessadas em realizar cirurgia bariátrica. Os pacientes, muitas vezes, estavam aguardando há anos na fila para serem operados pelo SUS, e acabavam aceitando pagar até R$ 3 mil em cirurgias que deveriam ser gratuitas. As investigações ainda apontam que o grupo criminoso conseguiria receber em duplicidade os valores pagos pelo SUS ao hospital pelas cirurgias bariátrica