Policial

Polícia Civil alerta sobre bairros com maiores índices de furtos de veículos

De janeiro a setembro deste ano foram levados 426 veículos

Foz do Iguaçu – De acordo com dados divulgados pela Cape (Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico), órgão ligado a Secretária de Estado e Segurança Pública do Paraná, no período entre janeiro e setembro de 2015, foram roubados ou furtados em Foz do Iguaçu 426 veículos.

Os bairros com maiores índices desse tipo de delito é o centro de Foz com 59 registros seguidos pela Vila Portes com 53, Vila “A” 40, Três Lagoas 15 e Jardim Central com oito registros de situações de furto/roubo de veículos.

O relatório traz ainda informações sobre os tipos de veículos preferidos pelos assaltantes. As motocicletas ganham disparado dos demais veículos com 155 registros, seguidas por automóveis de passeio com 152 registros, caminhonete com 57, camioneta com 38 e utilitário com oito registros. 

Com base nesses números a Polícia Civil tem voltado algumas ações especificas para o Bairro Vila A, pois segundo mostra o relatório, a região onde fica localizado o Hospital Ministro Costa Cavalcante tem aumentado significativamente o número de furtos/roubos de veículos. Dos 40 veículos furtados/roubados nesta área, 23 foram automóvel, sete caminhonetes, seis motocicletas, três camioneta e um micro-ônibus.

O delegado-chefe da 6ª SDP (Subdivisão Policial), Alexandre Macorin, disse que operações em conjunto com os demais órgãos de segurança tem sido realizadas, mas o cidadão precisa tomar alguns devidos cuidados ao estacionar seu veículo.

“Não estacionar seu veículo em locais ermos e com pouca luminosidade e se possível utilizar sempre um dispositivo de segurança, como travas, alarmes”.

O relatório ainda traz os números de recuperação de veículos no ano de 2015 em Foz do Iguaçu. De janeiro e setembro foram recuperados 689 veículos, cerca de 77 veículos por mês.

“Em ações conjuntas e individuais, a Polícia Civil tem conseguido não só recuperar os veículos, mas prender autores dos furtos, bem como receptadores desses veículos. Estamos nos reunindo com os demais órgãos para traçar estratégias para conter essa incidência criminal em Foz do Iguaçu”, finalizou o delegado-chefe.

Vale lembrar que segurança pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos, e a cooperação da população, nestes casos, cuidando do seu próprio patrimônio, é medida importantíssima na prevenção criminal.